Crie estratégias para PDV e alavanque suas vendas

É no ponto de venda (PDV) que todo esforço de marketing frutifica. Um grande número de empresas não dispõe de recursos necessários para realizar uma eficiente distribuição, que justifique a utilização da mídia tradicional. Por isso, é necessário planejar e criar estratégias para PDV que valorizem aspectos do produto e ofereçam experiências sensoriais ao possível cliente.

A estratégia de divulgação com maior retorno dos investimentos tem sido a concentração dos esforços de promoção no ponto de venda, onde clientes, produtos e check out se encontram.

Na ânsia de fisgar o consumidor, o PDV se tornou a principal mídia para a maioria dos produtos de consumo. Diante das opções para crescer, sobreviver ou morrer, fabricantes e varejistas lançam mão de variadas ferramentas para promoção de produtos no ponto de venda, entre elas:

• Design
• Arquitetura
• Exposição
• Merchandising
• Embalagem
• Atendimento
• Identidade visual
• Promessa de marca
• Incentivo de venda

Com o objetivo de aumentar ao máximo a venda por metro quadrado dentro da loja, atrair novos clientes e operar ao mais baixo custo com qualidade, produtores e varejistas apostam cada vez mais as suas “fichas” no merchandising. O merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda, para colocar no mercado o produto ou serviço certo no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo, com o impacto visual adequado e exposição correta.

Se não há uma estratégia para PDV bem desenvolvida, seu produto não se destaca diante dos olhos do consumidor
Se não há uma estratégia para PDV bem desenvolvida, seu produto não se destaca diante dos olhos do consumidor | Foto: Kukuh Himawan Samudro / CC

Vender é ação. Para vender mais e atingir melhores resultados, considere como estratégias para PDV a correta exposição dos produtos no ponto de venda, criada a partir de um misto de planejamento, técnicas e arte. Esses fatores agregam valor aos produtos.

No planejamento de ações de merchandising deverá ser considerado:

• Tipo de ação
• Tipo de loja
• Produto e marca
• Duração
• Espaço necessário
• Preço
• Quantidade
• Materiais de PDV
• Perfil de consumidor
• Frequência
• Seleção de equipe
• Treinamento

O poder do merchandising reside em expor produtos e marcas com destaque nos PDVs. Certifique-se de que é dada ao consumidor a real oportunidade de reconhecer os produtos como valiosos, ter experiências sensoriais.

Esse artigo foi escrito pelo nosso sócio-fundador Marco Gallo.

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