É no ponto de venda (PDV) que todo esforço de marketing frutifica. Um grande número de empresas não dispõe de recursos necessários para realizar uma eficiente distribuição, que justifique a utilização da mídia tradicional. Por isso, é necessário planejar e criar estratégias para PDV que valorizem aspectos do produto e ofereçam experiências sensoriais ao possível cliente.
A estratégia de divulgação com maior retorno dos investimentos tem sido a concentração dos esforços de promoção no ponto de venda, onde clientes, produtos e check out se encontram.
Na ânsia de fisgar o consumidor, o PDV se tornou a principal mídia para a maioria dos produtos de consumo. Diante das opções para crescer, sobreviver ou morrer, fabricantes e varejistas lançam mão de variadas ferramentas para promoção de produtos no ponto de venda, entre elas:
• Design
• Arquitetura
• Exposição
• Merchandising
• Embalagem
• Atendimento
• Identidade visual
• Promessa de marca
• Incentivo de venda
Com o objetivo de aumentar ao máximo a venda por metro quadrado dentro da loja, atrair novos clientes e operar ao mais baixo custo com qualidade, produtores e varejistas apostam cada vez mais as suas “fichas” no merchandising. O merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda, para colocar no mercado o produto ou serviço certo no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo, com o impacto visual adequado e exposição correta.
Vender é ação. Para vender mais e atingir melhores resultados, considere como estratégias para PDV a correta exposição dos produtos no ponto de venda, criada a partir de um misto de planejamento, técnicas e arte. Esses fatores agregam valor aos produtos.
No planejamento de ações de merchandising deverá ser considerado:
• Tipo de ação
• Tipo de loja
• Produto e marca
• Duração
• Espaço necessário
• Preço
• Quantidade
• Materiais de PDV
• Perfil de consumidor
• Frequência
• Seleção de equipe
• Treinamento
O poder do merchandising reside em expor produtos e marcas com destaque nos PDVs. Certifique-se de que é dada ao consumidor a real oportunidade de reconhecer os produtos como valiosos, ter experiências sensoriais.
Esse artigo foi escrito pelo nosso sócio-fundador Marco Gallo.
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