A pandemia chegou inesperadamente na vida de todos nós. Por se tratar de uma situação sem precedentes na atualidade, ninguém estava realmente preparado para esse momento.
Mesmo após um ano de quarentena, reinvenções e desafios, estamos em um novo período de desafios em 2021, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. É hora de, cada vez mais, olharmos para frente e enxergarmos novas oportunidades.
Se existe algo que eu aprendi durante esse período é que é normal nos sentirmos esgotados em alguns momentos. Trabalhamos a autocompaixão é algo que, em geral, nós humanos não fazemos com frequência, mas que devemos intensificar. Afinal, todos estamos travando nossas próprias batalhas agora, em um cenário em os desafios são globais, e esse aprendizado será de grande valia para o nosso futuro.
Na realidade empresarial a lógica é a mesma. Com a necessidade de distanciamento social e eventuais fechamentos do comércio, foi preciso se adaptar às novas formas de trabalho. Sempre dizem que nas crises surgem as maiores oportunidades, não é verdade? Pois pequenos negócios têm crescido e se fortalecido durante esse período, encontrando novas formas de se conectar com os clientes.
O home office se tornou comum em um país que, durante muito tempo, a ideia de trabalhar remotamente não era bem aceita. As reuniões presenciais, que eram vitais para a maioria dos meus parceiros de negócios, agora são feitas virtualmente com muita naturalidade. Uma evolução de pensamento que talvez não acontecesse tão cedo em outras situações.
Aprender a respeitar o tempo do outro também é um aprendizado importante. Afinal, a mesma adaptação e reinvenção que estamos trabalhando constantemente também se aplica ao seu colega, parceiros de negócios e de vida. Tem sido um longo ano de concessões e acordos. Portanto, ser empático e entender o momento da outra pessoa é ainda mais importante neste ano difícil.
Mudar é algo natural e cíclico. Mesmo com todas as adversidades, temos que buscar formas de nos mantermos fortes. Seja diminuindo a carga horária em algum dia da semana, fazendo uma pausa ao longo da rotina de trabalho, ou buscando uma atividade dentro de casa que nos traga prazer e relaxamento no final do dia. Por aqui, a leitura tem sido minha companheira diária, estimulando ideias e auxiliando a minha rotina.
Encontrar um balanço nem sempre é fácil. Ao longo de 2020, assim como milhares de pessoas, eu também tive altos e baixos. Saber entender o meu momento, encontrar uma forma de me sentir segura e cuidar melhor de mim mesma foi outro grande aprendizado deste ano de pandemia e distanciamento social.
Como eu já falei em um texto aqui no blog, eu sou adepta do conceito Long Life Learner (sermos eternos aprendizes). Mesmo que esses aprendizados não estejam concentrados apenas na área dos negócios, acredito que seus fatores intangíveis vão gerar frutos por muito tempo na minha forma de encarar o mundo e no meu relacionamento com clientes e parceiros corporativos.
4 aprendizados essenciais da vida em quarentena
Como já havíamos comentado aqui no blog, todo esse momento de pandemia é também um momento de reflexão. Não se acomodar e estar sempre em movimento são formas de antecipar situações e criar oportunidades. O pensamento positivo e a busca por soluções são tarefas diárias.
Sendo assim, gostaria de compartilhar com você alguns aprendizados essenciais que obtive ao longo deste pouco mais de um ano de pandemia.
1) Pratique a autocompaixão
Queremos ser produtivos ao mesmo tempo em que o mundo todo está de pernas para o ar. O caminho natural é nos cobrarmos para trazermos resultados, o que acaba nos deixando infelizes, preocupados e exauridos.
Aqui no blog já comentamos sobre a importância da felicidade no trabalho ser o principal objetivo das empresas modernas, principalmente em uma época tão conturbada como a pandemia.
Trabalhar a autocompaixão foi um dos meus maiores aprendizados durante esse período. A palavra vem sendo cada vez mais importante para que eu me sinta feliz não só com meu trabalho, como também com a minha vida.
Quando focamos na autocrítica em vez de analisarmos o lado bom de cada situação, nos colocamos para baixo e dificultamos o nosso progresso. Em uma matéria da BBC neste ano, a pesquisadora Kristin Neff, da Universidade do Texas, apontou que nos tratarmos bem e entendermos o nosso próprio momento é a chave para o sucesso.
Portanto, aplique a autocompaixão no seu dia a dia.
2) Reserve um momento para você
Às vezes estamos tão sobrecarregados de pensamentos e demandas que esquecemos de reservar um tempo para nós mesmos. Não escutamos nosso corpo, nem nossas necessidades, entrando em uma espiral de cansaço extremo e insatisfação.
Encontrar um momento para focar no seu bem-estar mental e físico é imprescindível, ainda mais em um período que passamos tanto tempo dentro de casa. Reserve um tempo para pegar um sol, ler um livro ou assistir a um filme que você gosta.
Isso fará bem não só para a sua mente, como também para a sua saúde, e todos sabemos que durante a pandemia a nossa saúde precisa ser nosso foco número 1.
3) Estimule as relações positivas
O momento exige que sejamos gentis e busquemos entender a situação do outro. Afinal, todos estamos passando por situações, algumas extremamente difíceis, e isso se reflete em nosso comportamento diário.
Esteja aberto a entender e conversar com seus colegas e funcionários, pois juntos vocês podem encontrar formas de facilitar determinada tarefa ou solucionar algum problema. Uma conversa empática pode fazer toda a diferença no dia de alguém, ainda mais em um momento de distanciamento social.
4) Não abandone seu planejamento
A maioria das pessoas se viu frustrada com seus planos futuros com a chegada da pandemia. Pode parecer que planejar não leva a nada, mas isso não é verdade.
Precisamos aprender com 2020 para termos um 2021 melhor. Ter a visão sempre à frente, pensando nos próximos passos que devem ser dados, nos estimula a seguir e nos mantém encorajados no futuro.
Planeje não só o futuro da sua empresa como, também, as suas realizações pessoais. Quando o período de pandemia terminar, o que você gostaria de executar? O que você quer construir até lá?
Não se deixe desviar de seus objetivos e, se em algum momento você se sentir cansado, respire fundo, tire um tempo para você e recomece. Aprender a reaprender é um esforço diário, mas que vale a pena.