Você não consegue vencer a procrastinação e isso atrapalha o andamento de seus projetos?
Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
Etimologicamente, a palavra “procrastinar” se originou a partir do latim procrastinatus, procrastinare, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal.
O verbo procrastinar é utilizado no sentido de negligenciamento de atividades. Ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.
A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano. No entanto, pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
Isso quer dizer que todos os procrastinadores são pessoas desorganizadas?
Não, nem sempre! Existem procrastinadores especialistas na montagem de planos estratégicos fabulosos e que sabem cada passo que precisam dar rumo a seu objetivo.
Então, o que dá origem ao hábito de procrastinar?
O ato de procrastinar está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade, falta de foco e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa de seu objetivo.
É possível vencer a procrastinação?
Como procrastinar é um hábito, e hábitos podem sofrer alterações, é possível vencer a procrastinação, sim!
Conheça também: O Coaching Sistêmico pode ajudar você a ter foco e motivação de modo natural.
Existem algumas técnicas simples que ajudam as pessoas a diminuírem o ritmo da procrastinação, focando principalmente na otimização da divisão do tempo de produção de trabalho, de entretenimento e descanso.
⚠ Uma dessas técnicas é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Neste método, a pessoa deve dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de pomodoros), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Após 4 pomodoros, a pessoa tem o direito de 30 minutos de repouso, para depois retornar a uma nova sequência de pomodoros.
Siga estas 3 técnicas para vencer a procrastinação
1 – Estabeleça um propósito “matador” – algo maior que você, que te inspire a ter uma vida plena, prazerosa e com significado.
2 – Divida sua meta em 5 partes menores. Quando você divide uma grande jornada em 5 passos, a primeira etapa fica mais tangível e próxima de ser realizada, e o seu cérebro tende a acreditar que aquilo é possível de ser feito.
O grande macete é: o primeiro passo deve ser MUITO FÁCIL e SIMPLES de ser executado, que pode ser atingido imediatamente.
Por exemplo, quando você tem uma meta de ler um livro por mês e se compromete a ter meia hora por dia para fazer sua leitura. Faça diferente, estabeleça que por dia você tem de ler no mínimo 2 páginas e você vai ver que a leitura passa a ser prazerosa e vai se surpreender com os resultados obtidos. Fácil, não é?
3 – Quando precisar ir para a academia e estiver chovendo ou frio, ou concluir uma tarefa que para você é chata, mas que tem de ser feita, pare o que estiver fazendo, inspire fundo, expire com a boca semiaberta e conte 5, 4, 3, 2, 1, levante-se e vá fazer o que precisa ser feito! Simples assim.
O importante para vencer a procrastinação própria ou da sua equipe é a disposição para promover mudanças de hábito! Quando você cria novos hábitos as chances de cumprir os objetivos são enormes.
Continue acompanhando o blog da Despertay. Seguiremos trazendo dicas sobre produtividade para aprimorar a gestão de sua empresa.
Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?
Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.