A pandemia de Covid-19 não trouxe apenas caos e incerteza. As consequências do coronavírus também passam por adequar processos que faziam cada vez menos sentido e acelerar inovações que otimizam tempo, dinheiro e resultados. Mas, provavelmente, o maior aprendizado foi se reconectar com o que é essencial. É por isso que estamos diante da provável Revolução 5.0, focada em afetividade e empatia.
As marcas estão mais preocupadas em realizar ações e se comunicar de modo que expresse sentimentos. Essa é uma forma de acalmar a ansiedade dos consumidores e resgatar o sentimento de comunidade.
A comunicação reforça que é necessário pertencer, ter propósitos claros e ajudar o próximo. Para fazer total sentido, é necessário que os negócios da Revolução 5.0 atuem da mesma maneira. No “novo normal” não há espaço para relações vazias e falsas promessas.
O comportamento humano deverá apresentar muitas mudanças, impactando diversos mercados. Contudo, é possível reverter essa situação, através de tecnologias que combinam experiência, com agilidade e segurança.
Os meios digitais devem ser utilizados para nos inspirar a inovar dia após dia. É preciso ter em mente que o objetivo de cada inovação é solucionar problemas e facilitar as relações humanas, o trabalho e o consumo.
Peço licença para fazer um breve exercício de futurologia para pontuar o que imagino que a Revolução 5.0 irá trazer ao mundo dos negócios.
1 – Adote a Visão Holística
Não basta ter uma visão sistêmica do negócio, é preciso também ter uma visão holística para nos ajudar a planejar e tomar as melhores decisões para o futuro. Ou seja, não faz mais sentido visualizarmos as empresas como setores ou “blocos” distintos.
Tudo e todos fazem parte do mesmo. É o sentimento de pertencimento, de unidade.
2 – Remoto e touchless em alta
Não viveremos apenas de reuniões por videoconferência. É preciso aplicar soluções para atender as demandas de uma economia de pouco – ou nenhum – contato físico. No varejo já há até um termo para isso: Touchless Retail, o varejo sem toque (em tradução livre).
3 – Lar: conforto e produtividade
Nosso lar será, cada vez mais, a maior fonte de inspiração para o desenvolvimento profissional e de negócios. O momento é oportuno para criar negócios do zero diretamente da sua sala de estar sem precisar pagar por aluguel de escritório ou sede física.
4 – Serviços essenciais ainda mais em alta – e digitais
Farmácias e Supermercados continuam em alta, seguidos por bancos, Correios e telefonia. O smartphone continua sendo o principal dispositivo, e a internet de alta velocidade se torna cada vez mais necessária em todo o Brasil.
Os segmentos em alta estão em destaque justamente porque até mesmo pequenos negócios se digitalizaram. Seja criando um pequeno e-commerce, ou oferecendo o WhatsApp como canal de relacionamento e vendas, todos que prosperam nesse momento desafiador estão investimento no digital.
5 – Atenção à saúde física e mental
Se tem contato físico envolvido, tem a obrigação de adotar novas medidas de cuidado e higienização.
Mas não é apenas a saúde física que exige atenção.
Por causa das mudanças bruscas e cada vez mais rápidas, a necessidade de cuidar da saúde mental ficou ainda mais evidente. Não há possibilidade de produzir e progredir se o psicológico não estiver saudável. Portanto, cuide da sua mente e de seus funcionários, colaboradores e parceiros.
6 – Entretenimento dentro de casa
As lives de conteúdo, shows e entretenimento em geral vieram para ficar. Me conte nos comentários se você acredita que elas saturaram ou não.
Mesmo que não seja do seu gosto pessoal, pense nas oportunidades de negócios e em como sua marca pode agregar valor à audiência firmando parcerias com quem está fazendo transmissões ao vivo pelas plataformas digitais.
7 – Coletividade e visão de longo prazo
Juntos mesmo que distantes. Essa máxima revela que nunca perdemos a essência de conviver em sociedade.
Ou seja: assim que a cura ou a vacina para o coronavírus for encontrada, voltaremos com cuidado a viver em comunidade.
Destaco a necessidade de cuidado porque outras doenças com potencial pandêmico ganharam os noticiários recentemente. Sendo assim, a atenção será primordial para avançarmos como coletivo.
Com a valorização do que é essencial, os consumidores optarão cada vez mais por comprar de modo inteligente, priorizando bens duráveis.
8 – Sonhar é fundamental
Sonhar continua gratuito e se mostra cada vez mais fundamental. Isso inclui o sonho de consumir produtos, serviços e experiências. Entretanto, como apontado na tendência anterior, o foco deve ser o longo prazo.
Portanto, seu negócio deverá estar sempre presente na mente dos consumidores. Para isso, é necessário produzir conteúdo relevante, gerar valor aos usuários, qualificar seu atendimento e oferecer experiências que surpreendam e fidelizem quem já compra sua marca.