Muitos gestores e empreendedores se perguntam por que deveriam contratar uma consultoria empresarial se, em muitos casos, o negócio foi tocado até então sem ajuda de profissionais alheios à organização.
Outro pensamento muito comum é achar que consultores são necessários apenas quando é preciso resolver problemas.
Isso é um engano limitador porque consultores profissionais também são adequados quando os gestores percebem uma oportunidade para a empresa, mas não sabem como aproveitá-la ao máximo.
Para começar, vamos sintetizar em cinco situações comuns para se contratar uma consultoria empresarial:
- Resolver problemas já identificados pelos gestores
- Otimizar o aproveitamento de oportunidades identificadas pelos gestores
- Identificar e aproveitar ao máximo as oportunidades observadas pela consultoria
- Aumentar a receita
- Reduzir custos
Importante: se você sabe quais problemas sua empresa está enfrentando e decidiu que irá contratar uma consultoria empresarial, você precisa estar receptivo às verdades que o consultor disser e disposto a implantar as soluções trazidas pela consultoria.
De nada adiantará contratar uma consultoria se as ações não forem colocadas em prática da forma como foram orientadas.
5 motivos para contratar uma consultoria empresarial
Bem, agora que apontamos os principais cenários, vamos aos motivos para contratar uma consultoria empresarial.
? É uma excelente oportunidade para aprender rapidamente. Por que parar seus processos ou de seus funcionários para que aprendam algo a fim de resolver problemas? Contratar um consultor capacitado para atender suas demandas é a garantia de estar próximo a alguém que detém o conhecimento necessário e que irá repassá-lo sem interromper os fluxos da sua empresa.
? O dinheiro investido é livre de burocracias. Imagine se, para resolver os problemas identificados, otimizar ou identificar oportunidades, você precisasse contratar um funcionário ou uma empresa para terceirizar a função. Ao término do trabalho, você precisaria arcar com verbas rescisórias e encargos totalmente desnecessários ao momento.
Quando os consultores encerram seu trabalho, não há necessidade de se pagar nada além do valor da consultoria. É um processo muito prático e rentável.
? Sua empresa ganha um novo olhar analítico para os processos e situações rotineiras. Os consultores podem experienciar e analisar cada tema de forma imparcial, sem estar acostumado aos vícios da empresa. Esse é outro fator importante para o qual é melhor contar com um profissional capacitado para esses tipos de demandas ao invés de capacitar algum colaborador interno, pois os empregados estão imersos na rotina da empresa e podem não fazer as melhores análises.
? Capacidade para guiar a empresa em caminhos inovadores. É muito difícil inovar estando submetido sempre aos mesmos trabalhos, não é verdade? Por isso, quando você contrata consultores profissionais, você permite que a inovação flua pela sua empresa por meio de um profissional com bagagem no mercado empresarial e que não está imerso em responsabilidades paralelas.
? Core business em foco. Consultores trazem insights e vivências próprias para otimizar processos e resultados, enquanto sua empresa foca exclusivamente em demandas latentes ao core business.
Complemente seus conhecimentos
Temos outros artigos complementares aos conhecimentos sobre consultoria empresarial aqui no blog da Despertay.
Clique nos títulos abaixo e boa leitura!
- Diagnóstico empresarial faz parte das suas atividades?
- Gestão empresarial: Você está no comando do leme ou seu barco está à deriva?
- O que é Mentoring e como isso pode ajudar sua empresa
- Uso de dados para aprimorar sua inteligência competitiva
- A liderança atual passa pela aprendizagem em grupo
Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?
Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.
Acompanhe a Despertay também pelo Facebook e LinkedIn.
Simone Raymundo Fonteles, graduada em Comunicação Visual, especialista em Planejamento e Gestão Estratégica. 20 anos de experiência em consultoria e instrutoria de gestão empresarial e gestão de projetos. Vivência como coordenadora estadual de projetos dos setores moveleiros e da construção civil. Vasta experiência em Associativismo e Cooperação entre empresas.