Diariamente, somos inundados com informações sobre ferramentas para fazer um plano de negócios de sucesso e cases do mercado. O excesso de publicações do tipo fazem parecer que é um processo fácil e praticamente automatizado.
Mas não é bem assim.
Certamente não há nada de automatizado nessa fase antes de um negócio existir.
E se você não sabe como fazer nem tem noção das perguntas que precisa responder para elaborar um plano de negócios de sucesso, certamente o processo não será nada fácil.
Plano de negócios de sucesso: por onde começar?
Você tem uma boa ideia? O mercado está a seu favor? Ótimo!
Perceba que a diferença entre um empreendedor e um inventor é apenas uma:
- O empreendedor vai ao encontro das oportunidades.
- O inventor tem uma ideia (que geralmente considera brilhante), mas não sabe se irá atender alguma necessidade.
Ao modelar o seu negócio o primeiro questionamento é: Que necessidade iremos atender?
Logo em seguida, precisamos responder:
• Como faremos isso?
• O que a concorrência oferece e nós poderemos oferecer melhor?
Independentemente do negócio pensado, é preciso inovar para prosperar.
Inovação não requer tecnologia apenas. Pode-se inovar em processos, em atendimento, em serviços, entre muitas outras formas.
Vamos adiante!
Tópicos para um plano de negócios de sucesso
Um plano de negócios para iniciar um empreendimento ou expandir algum existente precisa elencar:
• Modelagem do novo negócio ou expansão
• Qual a razão? Essa é a pergunta crucial do processo. Se você não souber respondê-la com argumentação e clareza, o negócio pode já nascer morto.
• Quem irá comprar seu produto ou contratar seus serviços (faixa etária, classe social, gênero, etc.)?
• Quem são seus futuros concorrentes? Como eles se apresentam ao mercado?
• O que diferenciará seu negócio de outros similares? Em meio a um mercado saturado e que oferece novas opções diariamente, você precisa identificar o oceano azul do seu empreendimento.
• Quais serão seus potenciais fornecedores?
• Quais os principais processos (fabricação, comercialização, logística)?
• Que recursos humanos serão necessários?
• Como você fará a divulgação de seus produtos ou serviços?
Faça um plano de negócios fiel à realidade
De posse dessas informações, você iniciará o estudo de viabilidade financeira.
Este estudo só será efetivo se estiver pautado nas informações acima.
Lembre-se que no papel tudo cabe, e o plano só servirá se a pesquisa for feita com a maior fidelidade possível da realidade de seu mercado.
Vamos adiante para novas perguntas que precisam ser respondidas.
• Quanto recurso deverá ser investido? Vale ressaltar que todo o recurso aportado antes da abertura do negócio é investimento e serve para que possamos identificar o primeiro dos indicadores: Rentabilidade.
• Levantamento de custos fixos e variáveis para chegar ao segundo indicador: Ponto de equilíbrio mensal.
• Necessidade mínima de pró-labore. Sua empresa não será lucrativa se você não contabilizar a sua necessidade de recursos como Pessoa Física. Veja como otimizar sua gestão de RH neste artigo sobre a Reforma Trabalhista.
• Projeção de faturamento para identificar o terceiro indicador: Lucratividade.
• E por último, identificados todos os investimentos e com base nas projeções realizadas, será possível identificar o quarto indicador: Prazo de retorno do Investimento.
Enquanto estamos na fase de planejamento, tudo pode ser modificado para que você possa empreender com mais segurança.
Quanto mais complexo o estudo maiores serão as chances de prosperar sem sofrimento.
Busque orientação para a elaboração desse estudo.
Planejamento é investimento de tempo. E tempo é dinheiro.
Agende uma consultoria para criar seu plano de negócios de sucesso com a Despertay!
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Simone Raymundo Fonteles, graduada em Comunicação Visual, especialista em Planejamento e Gestão Estratégica. 20 anos de experiência em consultoria e instrutoria de gestão empresarial e gestão de projetos. Vivência como coordenadora estadual de projetos dos setores moveleiros e da construção civil. Vasta experiência em Associativismo e Cooperação entre empresas.