Características de líderes de sucesso não deixaram de existir com o passar do tempo, mas a elas foram somados novos contextos que remodelaram alguns princípios de liderança no mundo atual. Possivelmente a principal delas é a aprendizagem em grupo, sobre a qual falaremos neste post.
Vivemos um excelente período para crescer como pessoas e como profissionais. A cada dia surgem novos produtos e serviços baseados em possibilidades tecnológicas que estão em constante evolução.
É impossível ficar alheio a esse cenário, especialmente se você é empreendedor, empresário ou gestor.
Um dos elementos que está fortemente presente nas transformações que as tecnologias digitais vêm produzindo é a ideia de compartilhamento.
Compartilhamos fotos, vídeos, informações, mas não paramos por aí. Compartilhar roupas, carros, bicicletas, ferramentas, livros, residências, espaços de trabalho – tudo isso se tornou muito natural.
O compartilhamento exige a necessidade de aprender constantemente.
Sabe por quê?
Porque o movimento de compartilhar é tão antigo quanto os seres humanos como seres sociais, exemplo disso é a linguagem. E atualmente acompanhamos muitas inovações baseadas no compartilhamento e na aprendizagem.
Tecnologia potencializa a aprendizagem em grupo
A tecnologia, aliada à ascensão do compartilhamento, gerou um movimento em que a aprendizagem individual segue importante, mas potencializa a aprendizagem em grupo, tornando-a cada vez mais necessária em ecossistemas produtivos.
Isso porque a aprendizagem em grupo favorece a identificação e potencialização das competências socioemocionais de cada um dos envolvidos.
Leia também: Gestão empresarial: Você está no comando do leme ou seu barco está à deriva?
Para atuar em equipe é necessário, dentre outros fatores, que as atividades realizadas façam sentido, tenham propósito e identidade claros. Ou seja, saber o que fazer, como fazer e por que fazer de forma interconectada e compartilhada.
Observação rápida: não deixe de ler o texto em que falamos sobre propósito e realização pessoal e profissional.
Ted Schatzki, filósofo da Universidade de Kentucky, afirma que para um grupo construir inteligibilidade das práticas do grupo, é preciso que sejam estabelecidas coletivamente o sentido das suas atividades e a identidade do próprio grupo.
A aprendizagem do grupo passa pela construção coletiva de sentido e identidade, estimulando o grupo a enriquecer sua experiência coletiva, permitindo identificar os problemas existentes, reformulá-los e voltar a identificar novos problemas.
Sua liderança compreende como o grupo constrói a inteligibilidade e identifica seus principais elementos?
A liderança de saber quem é quem, quais são as competências e habilidades de cada colaborador, como designar atividades e tarefas, continuam sendo importantes, mas não é só isso.
A nova liderança tem que agregar tudo que falamos e precisa saber criar as condições para que a aprendizagem em grupo aconteça.
Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?
Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.