O Design Thinking é uma metodologia amplamente utilizada nas empresas ao redor do mundo. Unindo diferentes aspectos e ideias em um mesmo processo criativo, a abordagem se tornou uma das favoritas nas áreas de inovação, pois permite antecipar problemas e organizar ações.
De acordo com Tim Brown, um dos grandes responsáveis pela disseminação dessa técnica, Design Thinking “é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”.
De uma forma mais simples, podemos dizer que Design Thinking é uma metodologia que organiza ideias em busca de solucionar problemas e melhorar experiências. A técnica pode ser aplicada em diversos projetos, sempre colocando as necessidades dos usuários como foco do trabalho.
Como aplicar o Design Thinking
A aplicação da metodologia possui 5 fases:
- Empatia;
- Definição;
- Idealização;
- Protótipos, e;
- Testes.
Ter a empatia como primeira etapa do processo já mostra a diferença da metodologia, pois é nessa fase que analisamos as reais necessidades e dificuldades dos usuários. É o momento de aprendizagem.
É interessante fazer o maior número de perguntas pensando nos mais diferentes cenários. Ter um grupo diverso que possa trazer diferentes visões sobre o produto ou serviço é extremamente importante, pois vivemos em um mundo plural.
Ao ter as dificuldades, os desejos e as necessidades mapeadas, passamos para a etapa de definição. É nela que todas as informações são condensadas e rastreamos os diversos cenários existentes. A partir disso, definiremos o problema a ser resolvido para os diversos públicos.
Quando chegamos na fase de idealização temos que ter em mente que essa é a hora de deixar a criatividade fluir! Com organização, disciplina e prazo estipulado, é interessante reunir o grupo de pessoas para pensar a solução de forma coletiva.
Usar elementos visuais como quadros, cartolinas, canetas coloridas e plaquinhas pode ser uma forma de tornar a execução mais divertida e fazer as ideias fluírem.
As fases de protótipos e testes já são realmente a hora de colocar em prática o que foi definido na idealização. Planejar o produto ou serviço, como executá-lo, plano de ação e tudo o que está envolvido em uma boa fase de plano de negócios e depois, claro, testá-lo!
Espaço para Inovação
Metodologias como o Design Thinking estimulam novas ideias e auxiliam na troca de experiências entre os grupos envolvidos.
Às vezes estamos tão inseridos em nossas tarefas diárias, pensando apenas nos nossos processos, que não nos damos conta que outros setores podem passar pelas mesmas situações.
O mesmo acontece com a experiência de nossos clientes com nossos produtos e serviços: já repetimos o mesmo processo tantas vezes que acreditamos que eles não podem ser melhorados ou até nos trazer mais retorno.
O mundo muda muito rápido e o tempo todo. Novas necessidades surgem todos os dias e precisamos estar atentos a essas mudanças.
Já falamos aqui no Blog, por exemplo, sobre como o Home Office se tornou uma realidade durante essa pandemia, modalidade que seria impensável em diversas empresas no ano de 2019. Aprendemos e nos modificamos diariamente, e as nossas empresas precisam seguir o mesmo fluxo.
Estar atento e buscar novas formas de se atualizar só vai fazer bem para o seu negócio!
Portanto, utilizar o Design Thinking para promover a inovação em sua empresa é escolher alavancar sua empresa com a segurança de saber que se trata de uma metodologia comprovada. Por ser centrada no usuário final, a riqueza de dados obtidos chega a ser imensurável. Isso possibilita desenvolver ou adaptar seus produtos ou serviços para atender, com certeza, os anseios do seu público-alvo.
Simone Raymundo Fonteles, graduada em Comunicação Visual, especialista em Planejamento e Gestão Estratégica. 20 anos de experiência em consultoria e instrutoria de gestão empresarial e gestão de projetos. Vivência como coordenadora estadual de projetos dos setores moveleiros e da construção civil. Vasta experiência em Associativismo e Cooperação entre empresas.