Todos os dias vemos algo que mensura o otimismo do mercado, pois o campo político-econômico é muito volátil. Decisões políticas, fusões de grandes empresas, investimentos estrangeiros no Brasil, nomeações para cargos públicos. Tudo é motivo para “alterar o humor” do mercado brasileiro.
As eleições de 2018 foram um prato cheio para especulações relacionadas ao mercado. O começo de 2019 está mostrando que há um otimismo no ar. Os recentes recordes da Ibovespa e a manutenção do dólar estável sem picos que beirem os R$ 4,00 são indicativos que animam empresários de todos os portes.
A sensação de segurança na economia também anima boa parte da sociedade, o que pode significar maior circulação de dinheiro.
O otimismo do mercado e a sensação de segurança dos consumidores
É inegável que o otimismo do mercado afeta até mesmo os consumidores que não se interessam por economia. É possível notar o claro sinal de que a sociedade está mais confiante e disposta a consumir ao analisar os resultados conquistados em novembro de 2018 por conta da Black Friday, conforme noticiou o Jornal Extra:
Em novembro, as vendas varejistas cresceram 2,9 por cento na comparação com outubro, quando houve queda de 1,1 por cento em dado revisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Esse resultado representa o ritmo mais forte para o mês desde o início da série histórica do IBGE, em 2000. Também é a maior taxa desde janeiro de 2017, quando houve alta de 4 por cento.
Mercado otimista e sociedade mais disposta a consumir indicam que há muitas oportunidades para as empresas aproveitarem. O momento está favorável para empresários e empreendedores de todos os portes.
Como aproveitar o otimismo do mercado
Não se pode deixar de surfar essa onda de otimismo. Aproveite agora, consolide seu negócio no mercado e tenha em mente que especialistas alertam que haverá outro colapso econômico em algum momento na próxima década.
Nunca se sabe, mas convém aproveitar esse momento otimista como se fosse a última crescente do mercado em um longo período. Por isso, separamos 5 formas que você e sua podem aproveitar para ter sucesso durante esse momento de otimismo do mercado brasileiro.
1 – Faça um plano de negócios de sucesso: Se você ainda não montou um negócio, mas quer aproveitar o bom momento, a dica é começar com um planejamento realista e bem feito. Para fazer um plano de negócios de sucesso, você precisará responder uma série de perguntas usando dados fiéis à realidade do mercado em que seu futuro negócio estará inserido. Veja por onde começar e quais perguntas responder neste artigo.
2 – Reforce seu planejamento: Essa dica é para você que quer montar um negócio e também para quem já tem uma empresa e quer reposicioná-la no mercado ou expandir a atuação. Separamos mais 10 perguntas para complementar os dados que você tem para analisar.
3 – Use a informação a favor da sua empresa: Por falar em dados, vamos para a terceira dica. Nenhum negócio cresce e se sustenta por muito tempo baseado em achismos. A inteligência competitiva da sua empresa precisa ser pautada a partir de dados realistas. Mais do que ter dados realistas, é preciso analisá-los corretamente para que as decisões sejam tomadas com mais segurança. Entenda mais sobre o uso de dados e aprimore a inteligência competitiva da sua empresa.
4 – Aposte em mentoria: A mentoria ajuda a antecipar riscos e perceber oportunidades de negócios. Não é porque o mercado está otimista que não há riscos no horizonte. E, com o otimismo do mercado, certamente há grandes oportunidades que muitas vezes os gestores, inseridos no dia a dia da empresa, não conseguem dedicar atenção para percebê-las. Se você já ouviu falar em Mentoring, mas nunca se aprofundou no assunto, este artigo é para você.
5 – Considere contratar uma consultoria empresarial: Donos do próprio negócio eventualmente acreditam que é preciso administrar todas as áreas da empresa por conta própria. Alguns também acreditam que consultoria empresarial só deve ser contratada para resolver problemas. Essas crenças acabam limitando o potencial do negócio.
Isso porque consultores profissionais também são adequados quando os gestores percebem uma oportunidade para a empresa, mas não sabem como aproveitá-la ao máximo. Ou então quando sequer percebem que há oportunidades a serem aproveitadas! Se você ainda não está convencido, veja 5 motivos para contratar uma consultoria empresarial.
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Simone Raymundo Fonteles, graduada em Comunicação Visual, especialista em Planejamento e Gestão Estratégica. 20 anos de experiência em consultoria e instrutoria de gestão empresarial e gestão de projetos. Vivência como coordenadora estadual de projetos dos setores moveleiros e da construção civil. Vasta experiência em Associativismo e Cooperação entre empresas.