A quem nós todos dizemos “pois não”, hoje também fazemos questão de dizer: Parabéns! Agradeça àquele que, todos sabem, temos o prazer de servir: o Cliente. Salve o Dia do Cliente! Neste 15 de Setembro, nós, da Despertay Consultoria, somos gratos aos nossos clientes, aos quais temos prazer e o privilégio de servir e conviver.
Na verdade, todos os dias deveriam ser Dia do Cliente, mas temos também esse marco especial. A comemoração em 15 de setembro nasceu aqui no Rio Grande do Sul em 2003. Não demorou muito e se tornou uma homenagem em todo Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos.
Apesar de a homenagem ao Cliente ainda não fazer parte do calendário oficial do país, essa é uma oportunidade para lembrar uma regra de ouro do comércio. O Cliente, apesar de ser a figura que mais interessa e importa para todas as empresas e colaboradores, não era lembrado em uma data comemorativa até então, e não tem essa homenagem formalizada oficialmente.
O Cliente é a única razão de ser da existência de todos os produtos e serviços, de todas as empresas, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo. É justo, pois, que essa figura seja homenageada em uma data especial.
A manutenção de clientes requer ações interligadas que valorizem esta relação, que demonstrem que os esforços agreguem valor ao relacionamento e conquiste o coração do cliente. Lembre-se que não é um fator que determina o encantamento, e sim uma sucessão de detalhes que são percebidos pelos clientes. Surpreenda o seu cliente. Demonstre sua importância, valorizando cada vez mais.
Aqui mesmo, no blog da Despertay, já falamos sobre clientes e o caminhar até que se tornem fregueses. Se você não sabe a diferença entre os termos, recomendamos que você clique aqui e faça uma ótima leitura!
Em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo, em que a concorrência é acirrada, atrair e conquistar clientes é uma fase do processo, e manter clientes é o desafio. O famoso cafezinho, isoladamente, não basta para garantir a satisfação e fidelidade do consumidor. Os clientes devem ser tratados de forma diferenciada, para que eles percebam que são importantes.
As empresas precisam criar momentos mágicos de acompanhar se o cliente está satisfeito com a transação que ele fez com você para que assim ela possa se surpreender e apaixonar-se pela sua marca.
Você já ligou para seus clientes hoje para dizer como é importante tê-los como parceiros e que você tem uma surpresa para ele hoje? Seja criativo! Não esqueça do maior patrimônio de uma empresa: seus clientes.
Feliz Dia do Cliente!
Esse artigo foi escrito pelo nosso sócio-fundador Marco Gallo.
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