O cenário ainda é cheio de incertezas, em especial a respeito de saúde, economia e política em nível global. Apesar disso, acredite, o momento é positivo para planejar o futuro que desejamos para nossa própria empresa. É tempo de recomeçar e pensar em futuros possíveis!
Antes dessa crise, você alguma vez tentou definir novos futuros possíveis para o seu negócio?
É isso o que nós planejadores de cenários futuros fazemos com muita frequência. É essencial que as áreas de negócios, tanto privadas como públicas, utilizem o Planejamento de Cenários como metodologia para nortear seus processos de planejamento – essa é a melhor forma de prosperar após situações de incertezas e dificuldades.
Quando atendemos clientes para projetar futuros, criamos cenários futuros possíveis e positivos para trabalhar, levando como base componentes como sustentabilidade, inovação e colaboração.
Nós da Despertay acreditamos que empreendedores podem, sim, planejar o futuro que desejam. Por esse motivo, nossas soluções apresentam métodos e técnicas que possibilitam a construção colaborativa de um planejamento de futuros desejáveis criativos e estratégicos para empresas, governos e sociedades civis.
Se preferir, você mesmo pode planejar o futuro do seu negócio. Veja 4 passos que você deve seguir ao projetar novos cenários futuros:
1) Aprenda com o passado
Use a metodologia PDCA como ferramenta de melhoria contínua em seu negócio. PDCA é a sigla que define um ciclo fundamental para as empresas.
Plan = Planejamento
Do = Execução
Check = Verificação
Act = Ação
Aplicando o PDCA, você primeiro planeja. Em seguida, executa o planejado de olho nos resultados para, no momento seguinte, efetuar as correções e colocar em ação o planejamento com consistência.
Lembrando que faz parte desse processo o pensamento criativo com a prática do desapego para abrir espaço para o novo.
2) Planejar o futuro exige que você se desafie
Planejar não é uma tarefa simples, mas é desafiador pensar em diferentes alternativas que podem nos levar aos resultados que esperamos. Se você adora desafios, você vai se animar muito planejando o futuro. Canalize toda a empolgação para executar seu sucesso!
Existem várias ferramentas de gestão como Matriz SWOT, Matriz GUT, Persona, Design Thinking, Mapeamento de processo, Canvas e tantas outras. Conheça bem seus objetivos para utilizar a(s) mais adequada(s) ao cenário.
3) Não se censure
Coloque as ideias para fora. Faça o famoso brainstorming para liberar a criatividade e pensar em soluções.
Não se censure, não limite seu potencial! Toda criatividade começa sem bloqueios, sem medos, sem “nãos”, ou seja, sem limitar o pensamento. O importante aqui é ter na mente que temos de seguir em frente, sem medo do desconhecido. O momento de filtrar será após ter o resultado do brainstorming.
4) Faça!
Dê adeus à zona de conforto! O futuro planejado não acontecerá sozinho. Coloque os planos de ação definidos em prática. Comunique sua equipe com clareza para conquistar confiança, colaboração e empenho de todos.
Assim, com certeza planejaremos cenários possíveis de serem realizados, que são diferentes dos atuais e que nos darão muito mais satisfação e resultados positivos.