Por que acredito nas vantagens do associativismo

Você já parou para pensar que seu negócio pode aprender muito com concorrentes? Não estou falando apenas em analisar, à distância, a atuação da concorrência no mercado. Me refiro a aproveitar as vantagens do associativismo e poder ficar frente a frente com gestores que enfrentam os mesmos problemas que sua empresa, a fim de criarem soluções para o segmento de forma coletiva.

Antes de avançarmos, vou lhe explicar brevemente o que é associativismo e que vantagens sua empresa e seu mercado de atuação podem aproveitar a partir desse conceito.

O associativismo é uma metodologia pautada pela colaboração entre os agentes de um mesmo segmento e pelo compartilhamento de informações entre si, a fim construir resolver problemas em comum de micro, pequenas e médias empresas. Uma das principais vantagens do associativismo é que as soluções são criadas coletivamente, e isso geralmente se traduz em custos reduzidos para implementá-las, justamente por conta do auxílio mútuo entre as empresas participantes.

O clichê a união faz a força resume bem os objetivos do associativismo.

Agora que o termo é familiar para você, vejamos como tudo ocorre na prática e como as empresas aproveitam as vantagens do associativismo.

O associativismo na prática pelo Programa Empreender

A atuação do programa Empreender é pautada essencialmente pelo conceito de associativismo.

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

A partir do programa, empresárias e empresários participantes têm acesso a assessorias técnicas, consultorias, palestras, formação de profissional e todo tipo de orientação exigida pelo grupo, inclusive visitas técnicas em outros núcleos, polos comerciais e empresas de maior porte.

Cada núcleo possui um moderador que atua como facilitador em prol da resolução de problemas em conjunto. Os facilitadores ajudam a identificar problemas e necessidades dos participantes, trocam experiências com os nucleados, negociam com fornecedores de bens e serviços. Também auxiliam na tomada de decisão e podem realizar atividades de treinamento e consultoria

Tudo é feito sempre com o objetivo de criar soluções em conjunto.

Percepções de uma facilitadora sobre as vantagens do associativismo

Tenho orgulho em dizer que atuo como facilitadora em três núcleos de duas associações comerciais no Rio Grande do Sul.

Na Capital do Estado, trabalho com o Núcleo da Mulher Empreendedora (NuME) e com o Núcleo Economia Criativa (NEC) na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Na Região Metropolitana de POA, atuo no 1º Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC).

Eu vejo um potencial fantástico nesses núcleos de desenvolvimento setoriais e temáticos por causa da reunião de interesses em comum. Isso deixa claro que juntos podemos ser mais e aprimorar conhecimentos de gestão e de relacionamentos.

A periodicidade também é fundamental para o sucesso das ações coletivas. Nos núcleos da ACPA, por exemplo, as reuniões são realizadas a cada duas semanas, às segundas e às quintas-feiras.

Por sua vez, os encontros do núcleo de mulheres da ACC também ocorrem de duas em duas semanas, sempre às quartas-feiras.

Registro que fiz da reunião do 1º Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACC em 20/02/2019
Registro que fiz da reunião do 1º Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACC em 20/02/2019

Temos trabalhado também em prol da redução no índice de falências das micro e pequenas empresas gaúchas, ao mesmo tempo em que visamos ao aumento da mão de obra empregada. Conquistando esses objetivos, conseguimos trabalhar para que as empresas expandam seus territórios de maneira sustentável.

Em um mercado que aparenta estar se recuperando, mas sempre com sombras de crises econômicas e políticas, travar guerras com a concorrência não é o melhor caminho. Cada vez mais é preciso aprender e trabalhar em grupo.

Se os núcleos setoriais e temáticos possibilitam isso, por que não aproveitar as vantagens do associativismo?

Giro Empreendedor: uma ação do Núcleo da Mulher Empreendedora ACPA

Nesta terça-feira, 19 de março, o NuME da ACPA organizou o evento Giro Empreendedor, que buscou ensinar como aproveitar melhor uma rodada de negócios.

A iniciativa aplicou uma metodologia similar a das rodadas de negócios, mas também buscou a inovação, graças à construção conjunta de um grande grupo de mulheres empreendedoras. Foi realizada uma Pocket Palestra instrutiva de como melhor aproveitar uma rodada de negócios, ministrada  pela Coordenadora do NuME, Angélica Noguez.

Além da exposição da coordenadora e do networking contínuo, o evento foi palco para a palestra de Carolina Kechinski, uma batalhadora vitoriosa, dona de um rico currículo e administradora de mais de 50 franquias.

Por acreditar tanto em iniciativas que exploram as vantagens do associativismo, a Despertay patrocinou o evento e espera que outras ocasiões como essa aconteçam. O mercado precisa se fortalecer de forma conjunta, especialmente quando falamos sobre mulheres empreendedoras!

Decidimos patrocinar o evento da ACPA por acreditarmos nas vantagens do associativismo. A Despertay esteve presente nos materiais de divulgação e distribuídos no evento
Decidimos patrocinar o evento da ACPA por acreditarmos nas vantagens do associativismo. A Despertay esteve presente nos materiais de divulgação e nos distribuídos no evento

O Giro Empreendedor foi uma experiência gratificante! As 27 empreendedoras que compõem o NuME se engajaram muito em um evento em que prosperarou a cooperação entre todas. O diretor de núcleos empresariais da ACPA, Renan Boccacio, apoiou e esteve presente no evento.

Sem dúvidas, o Giro Empreendedor obteve muito sucesso e garantiu muito aprendizado e networking a todas!

Momento de conversas entre as participantes durante o Giro Empreendedor. Ótima oportunidade para expandir o networking!
Momento de conversas entre as participantes durante o Giro Empreendedor. Ótima oportunidade para expandir o networking!

A palestra da Carolina também foi incrível! O tema Empreendedorismo que dá gosto tem tudo a ver com a forma como ela conduz o negócio junto aos seus sócios, franqueador e colaboradores. Nos negócios que ela administra, a razão de existir é o cliente.

Por isso, o constante cuidado com a gestão é ponto fortíssimo, e a fórmula da felicidade é tirar a expectativa da equação e focar na realidade que nos cerca, sejam situações empresariais ou em relacionamentos.

Esse artigo foi escrito pela nossa sócia-fundadora e consultora Flávia Santos.

Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.

Acompanhe a Despertay também pelo Facebook e LinkedIn.

Um comentário em “Por que acredito nas vantagens do associativismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *