Gestores no Brasil parecem estar se acostumando a perceber uma série de falhas relacionadas à liderança de equipe como algo natural e inerente à personalidade de seus comandados. Muitos consideram que desmotivação para trabalhar e conflitos dentro da empresa são culpa exclusivamente dos colaboradores.
Eu garanto a você que esses problemas no ambiente empresarial não são obra do acaso. E, acredite, na maioria dos casos tem mais a ver com a forma como gestores lideram do que com a personalidade individual de cada trabalhador(a).
Uma empresa cuja equipe não se sente representada pelas lideranças enfrentará esses e outros problemas, como dificuldades para inovar, prospectar e fidelizar clientes, de forma contínua. Liderança de equipe sem empatia e sem objetivos bem definidos viabiliza falhas que contaminam toda a organização.
Se engana quem pensa que crises estruturais e problemas de liderança de equipe são realidades apenas de grandes empresas. Médias, pequenas e microempresas também são frequentemente afetadas. Afinal, a partir do momento que você precisa inspirar ao menos uma pessoa subordinada e manter a ordem em um ambiente organizacional, mesmo que seja uma microempresa composta por dois profissionais, ela já estará sujeita a isso.
Felizmente uma ferramenta que soluciona essas adversidades tem ganhado cada vez mais espaço no mercado corporativo. Estou falando da metodologia Constelação Organizacional.
A Constelação Organizacional desenvolve seu mindset de crescimento
O aumento do interesse por coaching no Brasil está fazendo com que empresários e gestores conheçam também os benefícios da Constelação Organizacional.
Essa metodologia se baseia na Intervenção Sistêmica Empresarial, uma abordagem inovadora fundamentada em metodologias mundialmente reconhecidas de estudo dos sistemas humanos. A principal delas é a Constelação Familiar, desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.
O objetivo da Constelação Organizacional é construir soluções rápidas e efetivas para superar desafios originados pela Cultura Emocional de empresas e organizações. A aplicação da metodologia é realizada por consultor profissional especializado e ocorre em grupo, mesmo que o problema aparentemente seja com apenas um líder do negócio.
A Intervenção Sistêmica Empresarial é altamente indicada para negócios que estão enfrentando problemas organizacionais, especialmente dificuldades em liderança de equipe. A abordagem também inspira lideranças a uma percepção diagnóstica. Isso resulta em desenvolvimento de melhores estratégias e mais qualidade na tomada de ações em processos a serem iniciados ou já em andamento.
Percebe que o que estou explicando viabiliza que os indivíduos tenham uma mentalidade de constante desenvolvimento pessoal e profissional?
Isso se deve ao fato de que essa solução trabalha capacidades ligadas ao mindset de crescimento, tema estudado principalmente por Carol Dweck, pesquisadora de Stanford e autora do best-seller Mindset: a nova psicologia do sucesso.
Por que eu afirmo que estimula?
Porque a Constelação Organizacional facilita a mediação de pontos específicos de problemas recorrentes – conhecidas como dinâmicas escondidas – que afetam os resultados desejados de determinados setores ou do sistema organizacional como um todo.
Dessa forma, líderes deixam de temer o erro e passam a aprender com ele para não errar novamente. Ou seja, se livram dessa crença limitante, pois passam a entender que sua inteligência melhora a cada aprendizado.
Resolva de vez todos os problemas de liderança de equipe
Os problemas a seguir são comuns de existirem em empreendimentos de todos os portes:
- Alta rotatividade de funcionários (turnover);
- Influência negativa do sistema familiar na empresa familiar;
- Dificuldades nos relacionamentos;
- Quebra de produtividade;
- Desrespeito às lideranças;
- Feudos internos;
- Hipotecas sistêmicas.
Quando você, enquanto líder, passa a perceber que o mercado exige que você aprenda constantemente, você se coloca em uma condição de crescer como pessoa e como profissional. É nesse momento que você terá certeza de que é importante investir em si, e que isso viabilizará seu protagonismo e de sua equipe em um cenário de crescimento da empresa ou organização onde você trabalha.
Consequentemente, você e todos os colaboradores envolvidos ficarão mais felizes e irão prosperar pessoal e profissionalmente!