Feedback é uma ferramenta de gestão. Saiba como utilizá-la bem

Dar e receber feedback é um problema real no Brasil. Líderes de empresas de todos os portes não estão sabendo utilizar o feedback como ferramenta de gestão. Consequentemente, suas empresas estão deixando de aproveitar ou, em outros casos, perdendo oportunidades de melhorar – tanto internamente quanto conquistando melhores resultados e ampliando atuação.

De acordo com estudo realizado pela Insperiência, dos 320 gestores avaliados, mais de 50% não sabem dar feedback às equipes. Os dados preocupantes trazidos pela pesquisa não param aí.

  • 61% dos líderes aplicam o feedback somente quando o colaborador está apresentado um comportamento inadequado.
  • Para 47% dos entrevistados, o feedback em grupo só é válido quando o resultado for positivo.

Esses dados deixam claro por que o tema é tão mal interpretado no mercado. Também revelam o motivo pelo qual colaboradores temem receber feedbacks.

  • 64% dos entrevistados acreditam que o local mais indicado para se aplicar o feedback seja em uma sala exclusiva.

Esses números também refletem outro equívoco. Afinal, feedback é uma troca, uma via de mão dupla. Simples assim!

Por ser tão simples, não é necessário aparato exclusivo ou um local específico para conversar. Feedback é uma conversa natural. Por ser natural, nem sempre será necessário agendar um horário entre duas ou mais pessoas para que a ferramenta seja aplicada. Aliás, eu até sugiro que aconteça espontaneamente e de forma fluida na rotina da empresa!

Utilizar o feedback como ferramenta de via única e somente em momentos negativos é prejudicial. Uma cultura empresarial sem o hábito de dá-lo e recebê-lo também. Isso porque, além de assustar as equipes, também desmotiva colaboradores, que passam e não entender seu propósito na organização nem ver valor em seu trabalho diário.

O bom feedback e as competências fundamentais na atualidade

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o “profissional do futuro” deve possuir 10 habilidades essenciais. Como as mudanças tecnológicas e nos mercados são cada vez mais rápidas, o futuro é hoje.

Veja as 10 habilidades que toda empresa deve(ria) exigir já em 2020:

  1. Alfabetização de dados
  2. Pensamento crítico
  3. Habilidade em tecnologia
  4. Adaptação e flexibilidade
  5. Criatividade
  6. Inteligência emocional
  7. Inteligência cultural e diversidade
  8. Habilidades de liderança
  9. Julgamento e tomada de decisão
  10. Colaboração

Pensamento crítico; adaptação e flexibilidade; criatividade; inteligência emocional; inteligência cultural e diversidade; habilidades de liderança; julgamento e tomada de decisão; colaboração.

Todas essas habilidades tão ligadas, direta ou indiretamente, à gestão e à aplicação do bom feedback.

Para você não ficar para trás, a seguir explico como você pode se preparar para dar e receber feedback estando alinhado com as estratégias da sua organização.

Como dar e receber feedback naturalmente e de forma estratégica

Quando construídos de forma profissional, objetiva e baseados em dados, os feedbacks geram informações preciosas para o desenvolvimento humano. Consequentemente, toda a organização aprimora processos e gera melhores resultados.

Para isso, é necessário planejá-los e aplicar técnicas. Veja a seguir dicas sobre como dar e receber feedback naturalmente.

1 – Conheça a si mesmo

O feedback começa com quem vai aplicá-lo. Conheça como você se comunica, seu estilo de liderança e o impacto que suas ações e suas palavras causam nas pessoas.

Autoconhecimento é tudo, especialmente para quem deseja ser um(a) bom (boa) líder.

2 – Integre o feedback à rotina da organização

É preciso que o feedback seja um hábito na empresa. Sugiro que você aplique e receba mensalmente ou, no máximo, trimestralmente. Mais espaçado do que de três em três meses pode fazer o procedimento perder sua essência e não gerar os resultados desejados.

3 – Entenda por que dar e receber feedback

Se você não souber por que está aplicando ou recebendo, o trabalho será em vão. É fundamental ter clareza sobre o propósito da conversa. É imprescindível conhecer seus objetivos pessoais dentro da empresa, da empresa como um todo e também os anseios de seus liderados.

4 – Priorize os bons momentos

Momentos positivos individuais de um(a) colaborador(a) ou de uma equipe como um todo são as melhores ocasiões para aplicar feedback. Isso porque o incentivo em situações promissoras tende a levar o desempenho de cada profissional a um novo nível. Portanto, tenha atenção a esses casos e potencialize resultados!

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