3 passos para vencer a procrastinação no trabalho

Você não consegue vencer a procrastinação e isso atrapalha o andamento de seus projetos?

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

Etimologicamente, a palavra “procrastinar” se originou a partir do latim procrastinatusprocrastinare, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal.

O verbo procrastinar é utilizado no sentido de negligenciamento de atividades. Ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano. No entanto, pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

Isso quer dizer que todos os procrastinadores são pessoas desorganizadas? 🤔

Não, nem sempre! Existem procrastinadores especialistas na montagem de planos estratégicos fabulosos e que sabem cada passo que precisam dar rumo a seu objetivo.

Então, o que dá origem ao hábito de procrastinar? 🤔

O ato de procrastinar está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade, falta de foco e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa de seu objetivo.

É possível vencer a procrastinação? 🤔

Como procrastinar é um hábito, e hábitos podem sofrer alterações, é possível vencer a procrastinação, sim! 😃

Existem algumas técnicas simples que ajudam as pessoas a diminuírem o ritmo da procrastinação, focando principalmente na otimização da divisão do tempo de produção de trabalho, de entretenimento e descanso.

⚠ Uma dessas técnicas é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Neste método, a pessoa deve dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de pomodoros), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Após 4 pomodoros, a pessoa tem o direito de 30 minutos de repouso, para depois retornar a uma nova sequência de pomodoros.

Siga estas 3 técnicas para vencer a procrastinação

1⃣ Estabeleça um propósito “matador” – algo maior que você, que te inspire a ter uma vida plena, prazerosa e com significado.

2⃣ Divida sua meta em 5 partes menores. Quando você divide uma grande jornada em 5 passos, a primeira etapa fica mais tangível e próxima de ser realizada, e o seu cérebro tende a acreditar que aquilo é possível de ser feito.

O grande macete é: o primeiro passo deve ser MUITO FÁCIL e SIMPLES de ser executado, que pode ser atingido imediatamente.

Por exemplo, quando você tem uma meta de ler um livro por mês e se compromete a ter meia hora por dia para fazer sua leitura. Faça diferente, estabeleça que por dia você tem de ler no mínimo 2 páginas e você vai ver que a leitura passa a ser prazerosa e vai se surpreender com os resultados obtidos. Fácil, não é?

3⃣ Quando precisar ir para a academia e estiver chovendo ou frio, ou concluir uma tarefa que para você é chata, mas que tem de ser feita, pare o que estiver fazendo, inspire fundo, expire com a boca semiaberta e conte 5, 4, 3, 2, 1, levante-se e vá fazer o que precisa ser feito! Simples assim.

O importante para vencer a procrastinação própria ou da sua equipe é a disposição para promover mudanças de hábito! Quando você cria novos hábitos as chances de cumprir os objetivos são enormes.

Continue acompanhando o blog da Despertay. Seguiremos trazendo dicas sobre produtividade para aprimorar a gestão de sua empresa.

Esse artigo foi escrito pela nossa sócia-fundadora e consultora Flávia Santos.

Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *