Planejamento estratégico: sua empresa só tem a ganhar

Um planejamento estratégico feito pela sua empresa sempre será útil. Dedicar horas de trabalho para planejar estrategicamente os rumos do seu negócio é trabalhar para o sucesso da sua empresa.

O tempo dedicado a planejar certamente resultará em economia de horas ao lidar com cenários de incertezas.

Planejamento estratégico é saber claramente quais são os objetivos da empresa e traçar caminhos realistas para conquistar os resultados desejados.

Se sua empresa já fez um diagnóstico empresarial, dedicou tempo para fazer um planejamento estratégico, mas nunca conseguiu executar efetivamente o que foi planejado, acredite: não foi tempo perdido.

Atualmente estamos trabalhando em parceria com a FisContaRH, empresa com sede em Cachoeirinha (Região Metropolitana de Porto Alegre) que atua com soluções para a prática de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas, societários e administrativos.

Em 2015, a FisContaRH havia desenvolvido um diagnóstico empresarial com outros parceiros. As ações planejadas não foram colocadas em prática naquele momento.

Neste ano, a Despertay uniu forças para revisar o diagnóstico desenvolvido três anos antes, bem como para rever tópicos fundamentais para o sucesso da FisContaRH, como:

  • Missão, visão e valores
  • Objetivos
  • Indicadores
  • Metas a serem atingidas em curto, médio e longo prazos

A revisão serve para nortear os próximos passos, que serão ações concretas e bem definidas.

Flávia Santos (frente) e Simone Fonteles (ao fundo à esquerda), consultoras da Despertay, em reunião de revisão do planejamento estratégico da FisContaRH
Flávia Santos (à frente) e Simone Fonteles (ao fundo à esquerda), consultoras da Despertay, em reunião de revisão do planejamento estratégico da FisContaRH

Após revisarmos em conjunto com a FisContaRH, o entendimento de toda a revisão é validado junto aos gestores, para que todos tenham certeza de que os tópicos foram compreendidos corretamente.

Todos precisam estar na mesma página para que a última etapa antes da execução seja iniciada. Com todo mundo ciente do que foi planejado, é hora de criar planos de ação.

Planos de ação para executar o planejamento estratégico

Como o próprio nome diz, os planos de ação indicam o que será feito para trilhar o caminho a fim de atingir as metas em curto, médio e longo prazos, de acordo com os objetivos da empresa.

É nessa etapa do planejamento estratégico que são definidos:

🎯 O que cada profissional ou área da empresa irá fazer

👥 Quem serão os responsáveis por gerenciar equipes e entregas

📈 Quais serão as métricas para avaliar o trabalho

⚠ Quais serão as prioridades

💪 Quais serão as ações que devem ser realizadas

📅 Quais serão as datas de entrega de cada ação

Após tudo aprovado, a Despertay acompanha de perto como os planos de ação estão sendo executados. Esse suporte externo – prestado via assessoria – é fundamental para o êxito, pois evita distrações de gestores e trabalhadores da empresa.

Além disso, possibilita um olhar sem vícios, que permite detectar possíveis gargalos e corrigi-los com os processos em andamento, sem atrapalhar o trabalho das equipes.

Sua empresa possui um planejamento estratégico que precisa ser colocado em prática? Não se preocupe!

A Despertay aproveita o trabalho realizado e ajuda a dar início a uma nova etapa de sucesso para o seu negócio! Entre em contato e vamos conversar.

Esse artigo foi escrito pelas nossas sócias-fundadoras e consultoras Flávia SantosSimone Fonteles.

Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo. Dessa forma, poderemos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *