Empresa sustentável: gestão saudável = gestão sustentável?

Antes de falarmos sobre empresa sustentável, vamos iniciar falando de nossa vida!

Acredito que vida saudável é o que gostaríamos de perseguir e alcançar diariamente, principalmente quando refletimos sobre a vida que levamos. Somos bombardeados pelos meios de comunicação, pelas redes sociais, pelos apelos dos próprios negócios que surgem para nos auxiliar a obter uma vida saudável.

Mas o que é ter uma vida saudável?

Logo nos vem à mente uma alimentação correta e principalmente práticas de exercícios físicos. Uma vida saudável é isso e muito mais! Além de nos alimentarmos bem, embora o consumo de alimentos industrializados aumente dia a dia, e de buscarmos um tempo para nos exercitarmos fisicamente, precisamos também manter o que nos rodeia saudável.

Quero dizer que como cuidamos de nosso corpo, de nossa casa, também temos que cuidar de nossas relações pessoais, afetivas, profissionais, de nossa relação com nós mesmos e nos livrarmos de preconceitos que nos impedem de olhar a vida com outros olhos.

Além disso temos que ter o controle de nossas finanças, reduzir custos, planejar o que buscamos e onde queremos chegar. Como fazer para trocar o carro, comprar um imóvel, fazer aquela viagem inesquecível sem que isso se transforme em um grande problema por um longo tempo em nossas vidas?

Vida saudável para se ter uma empresa sustentável
Bady Gb / Unsplash

Aí você se pergunta, o que isso tudo tem a ver com minha empresa? Afinal deveríamos estar falando de negócios.

E eu passo então a falar em empresa sustentável, ou autossustentável, como queiram.

De um tempo para cá essa palavra sustentabilidade também nos persegue da mesma forma.

➡ Mas afinal o que é um negócio sustentável?

Costumamos associar sustentabilidade com práticas de melhoria do meio ambiente. Seguindo este caminho as empresas começaram a fomentar projetos com ações pontuais que, por mais que sejam válidas, não representam o conceito mais amplo de sustentabilidade.

Para que sua empresa seja realmente uma empresa sustentável você necessita que alguns pilares coexistam e se relacionem harmoniosamente. Então vamos falar sobre eles:

👥 Social: Sua empresa precisa cuidar de seu capital humano, ou seja, seu relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade. Um bom relacionamento onde a confiança e a transparência sejam a sua base gera credibilidade no mercado, pode ser o diferencial entre outros modelos de negócios similares ao seu.

Pense na Responsabilidade Social! De nada adianta ter práticas apenas para fora de sua empresa, ou apoiar projetos de responsabilidade social com o objetivo de que sua empresa seja vista com olhos amigáveis pela sociedade, se internamente essas práticas não se equivalem.

💰 Econômico: Se sua empresa não se sustentar economicamente como ela irá se tornar competitiva pela qualidade e inovação? Para isso você precisa investir, e investir de forma planejada, sempre estando à frente de seus concorrentes e nunca atrás. Evitar custos desnecessários que só diminuem a possibilidade de uma maior lucratividade, e ter o controle financeiro de seu negócio.

♻ Ambiental: Neste caso, costuma-se pensar que ações de sustentabilidade são ações apenas voltadas à produtividade, ao tratamento de resíduos, a reutilização de sobras de matéria-prima, reflorestamento, diminuição de agentes poluentes entre outras.

Essas ações são necessárias principalmente para indústrias, mas todas os negócios devem praticar ações de sustentabilidade ambiental como por exemplo eficiência energética, consumo consciente da água, descarte correto de lixo e tantas outras.

Tornar-se um ser humano saudável e uma empresa sustentável requer cuidados e disciplina.

Assim como um profissional da saúde nos leva a obter uma vida saudável, um profissional de gestão empresarial impulsiona o seu negócio para que você tenha uma empresa sustentável.

Vamos refletir um pouco sobre isso?

Continue acompanhando o blog da Despertay, pois seguiremos conversando sobre gestão empresarial com o objetivo de ajudá-lo a desenvolver plenamente sua empresa sustentável.

Esse artigo foi escrito pela nossa sócia-fundadora e consultora Simone Fonteles.

Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *