Empreendedorismo feminino como força para criar oportunidades

O empreendedorismo feminino está cada vez mais em alta. Não é à toa que nós, mulheres, já somos 51% das pessoas à frente de iniciativas empreendedoras no Brasil. Mulheres estão gerando empregos, inovação, renda, movimentos e desenvolvimento social de forma acelerada.

Entende-se que a atitude empreendedora das mulheres gera impacto multiplicador na sociedade.

Claro, nem tudo são flores no empreendedorismo feminino. Ao mesmo tempo em que se multiplicam situações positivas, há preconceitos que dificultam o avanço das mulheres enquanto empreendedoras.

Para estimular as mulheres a empreenderem e vencerem dificuldades no mercado profissional, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 2014, que o dia 19 de novembro é o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. A data é celebrada em mais de 150 países.

No Brasil, além da repercussão de histórias de mulheres inspiradoras que empreendem, o dia 19 de novembro de 2018 também foi marcado por uma série de eventos alusivos ao tema. A Despertay, cuja equipe é composta por duas mulheres (Simone Fonteles e eu), não poderia ficar de fora dessa data.

Iniciativa fortalece o empreendedorismo feminino no RS

Tive a honra de ser a cerimonialista e mediar a primeira edição do talk show Os Desafios do Empreendedorismo Feminino, evento realizado pela Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC) e pelo Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC), cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A conversa que tive a oportunidade de mediar foi entre as empreendedoras Elisete Feijó (Elisete Feijó Advogados Associados), Tânia da Silva (Bringer do Brasil), Laiza Martins (DBL Seguros) e Jéssica Grossmann (Proarc Serviços Gráficos). Fui privilegiada por poder conduzir a conversa e ouvir de perto as histórias dessas empreendedoras locais.

A consultora Flávia Santos foi cerimonialista e mediadora do talk show Os Desafios do Empreendedorismo Feminino
Flávia Santos (de pé) foi foi cerimonialista e mediadora do talk show Os Desafios do Empreendedorismo Feminino. Foto: Renato Mello

O objetivo do bate-papo foi compartilhar com as mais de 70 pessoas presentes conhecimentos, experiências e lições que motivem, capacitem e fortaleçam a transformação que o empreendedorismo feminino é capaz de realizar na sociedade. Também foi uma oportunidade de empoderar mulheres que desejam empreender e estimulá-las a tirarem suas ideias do papel.

O empreendedorismo, por si só, é um tema fascinante. Também me fascino ao ver essas mulheres ousar, ter coragem, ter paixão e ao mesmo tempo respeitar, sorrir, chorar, porque são mulheres, mães, avós que, mesmo por caminhos diferentes, identifico a minha história de lutas, desafios e vitórias. E isso é transformador, é pura inspiração.

Elisete, Tânia, Laiza e Jéssica são quatro vencedoras com as quais me identifiquei muito e com quem pude aprender ainda mais sobre como ser uma mulher empreendedora de sucesso. É imensurável a gratidão que eu sinto por ter feito parte da primeira edição de um evento tão importante como esse. Meu mais sincero agradecimento a todas as pessoas que dedicaram seu tempo para realizar o talk show!

Veja mais fotos do evento aqui.

Mulher, é hora de tirar a sua ideia do papel!

Nós mulheres estamos nos destacando em diversos setores da economia. Estamos no comércio, na indústria, na prestação de serviços, em negócios digitais.

Não é o dinheiro que nos move. Também não somos reativas: o empreendedorismo feminino muitas vezes acontece por determinação do que por necessidade. 37% das mulheres começam seu próprio negócio sem investir dinheiro. Zero dinheiro, vontade infinita.

O número de mulheres em posição de liderança continua crescendo. Somos movidas por uma energia sem fim que visa ao crescimento conjunto do Brasil como nação, bem como buscamos constantemente por inovação.

Segundo o Connect Americas, a liderança feminina é determinada por seis características:

🎯 Orientação às pessoas
👥 Tendência à cooperação
↔ Capacidade de agir em muitas direções
✅ Liderança horizontal
💜 Predomínio do emocional (empatia, empatia, empatia!)
🌟 Maior predisposição à mudança

Não deixe seu sonho parado numa gaveta

Participe de iniciativas realizadas por mulheres, como o talk show Os Desafios do Empreendedorismo Feminino!

Vá a eventos na sua cidade!

Faça networking constantemente! Expanda sua rede de contatos profissionais!

Peça conselhos a amigas e amigos empreendedores!

Encontre mentores!

Não tenho dúvidas de que o empreendedorismo feminino é uma das principais forças para vencer toda e qualquer crise que as economias nacional e global sofrem e ainda irão sofrer no futuro.

Separei alguns artigos que já publicamos aqui no Blog da Despertay para ajudar você a colocar a mão na massa para tirar sua ideia do papel e concretizar seus sonhos! Clique nos links abaixo para ler cada artigo.

Como fazer um plano de negócios de sucesso

Por que contratar uma consultoria empresarial

Propósito x Felicidade = Realização pessoal e profissional

3 passos para vencer a procrastinação no trabalhoApesar de o texto falar sobre trabalho, pense que para executar qualquer coisa você precisa vencer a procrastinação!

Esse artigo foi escrito pela nossa sócia-fundadora e consultora Flávia Santos.

Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo. Dessa forma, poderemos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *