A liderança atual passa pela aprendizagem em grupo

Características de líderes de sucesso não deixaram de existir com o passar do tempo, mas a ela foram somados novos contextos que remodelaram alguns princípios de liderança no mundo atual. Possivelmente a principal delas é a aprendizagem em grupo, sobre a qual falaremos neste post.

Vivemos um excelente período para crescer como pessoas e como profissionais. A cada dia surgem novos produtos e serviços baseados em possibilidades tecnológicas que estão em constante evolução.

É impossível ficar alheio a esse cenário, especialmente se você é empreendedor, empresário ou gestor.

Um dos elementos que está fortemente presente nas transformações que as tecnologias digitais vêm produzindo é a ideia de compartilhamento.

Compartilhamos fotos, vídeos, informações, mas não paramos por aí. Compartilhar roupas, carros, bicicletas, ferramentas, livros, residências, espaços de trabalho – tudo isso se tornou muito natural.

O compartilhamento exige a necessidade de aprender constantemente.

Sabe por quê?

Porque o movimento de compartilhar é tão antigo quanto os seres humanos como seres sociais, exemplo disso é a linguagem. E atualmente acompanhamos muitas inovações baseadas no compartilhamento e na aprendizagem.

Tecnologia potencializa a aprendizagem em grupo

A tecnologia, aliada ao movimento de compartilhamento, gerou um movimento em que a aprendizagem individual segue importante, mas potencializa a aprendizagem em grupo, tornando-a cada vez mais necessária em ecossistemas produtivos.

Isso porque a aprendizagem em grupo favorece a identificação e potencialização das competências socioemocionais de cada um dos envolvidos.

Leia também: Gestão empresarial: Você está no comando do leme ou seu barco está à deriva?

Para atuar em equipe é necessário, dentre outros fatores, que as atividades realizadas façam sentido, tenham propósito e identidade claros. Ou seja, saber o que fazer, como fazer e por que fazer de forma interconectada e compartilhada.

Observação rápida: não deixe de ler o texto em que falamos sobre propósito e realização pessoal e profissional.

Ted Schatzki, filósofo da Universidade de Kentucky, afirma que para um grupo construir inteligibilidade das práticas do grupo, é preciso que sejam estabelecidas coletivamente o sentido das suas atividades e a identidade do próprio grupo.

A aprendizagem do grupo passa pela construção coletiva de sentido e identidade, estimulando o grupo a enriquecer sua experiência coletiva, permitindo identificar os problemas existentes, reformulá-los e voltar a identificar novos problemas.

Sua liderança compreende como o grupo constrói a inteligibilidade e identifica seus principais elementos?

A liderança de saber quem é quem, quais são as competências e habilidades de cada colaborador, como designar atividades e tarefas, continuam sendo importantes, mas não é só isso.

A nova liderança tem que agregar tudo que falamos e precisa saber criar as condições para que a aprendizagem em grupo aconteça.

Esse artigo foi escrito pela nossa sócia-fundadora e consultora Flávia Santos.

Como podemos ajudá-lo? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Envie um e-mail para despertay@despertay.com.br ou deixe um comentário nesse artigo, para que possamos produzir mais materiais que aprofundem seus conhecimentos.

Acompanhe a Despertay também pelo Facebook e LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *